segunda-feira, 15 de abril de 2013

O origami e a milenar cultura japonesa:

Colaborador: Gustavo Moura (2º D)



O aluno colaborador pesquisou a fundo para a composição desse post. O tema dado ao mesmo foi o origami. A palavra Origami vem de Oru = dobrar mais Kami = papel. Origami  significa a arte de produzir figuras a partir de folhas de papel. As figuras formadas eram sempre animais ou objetos do cotidiano. Os origamis começaram a aparecer no período Edo japonês, que gira entre 1603 e 1867. Essas dobraduras foram depois sendo transmitidas através das gerações, apenas entre as famílias nobres, até porque o papel era uma coisa cara e rara, esse fato acabou transformando a arte do origami numa herança cultural entre os japoneses. Diz à lenda que quem fizer 1000 tsurus pensando em uma mesma coisa, obterá o que deseja.
O tsuru é a ave simbólica do origami, no entanto, há muitas outras representações, como bichos, flores, pessoas, diamantes, etc.A prática do origami é bastante flexível e permite o uso de variados papéis.
Essa arte é bastante popular no Japão, onde se publicou o primeiro livro de origamis em 1845, embora as dobraduras naquele país atravessem os séculos. O que é certo é que desde então, essa prática pode ser difundida e conhecida no mundo todo. No país nipônico, o dia 06 de agosto é dedicado à homenagens às vítimas da tragédia de Hiroshima. Milhares de tsurus são depositados num mausoléu simbolizando o desejo que tragédias como essa nunca mais ocorram.
Enfim, o que muitos veem como brincadeira de criança é a disseminação da milenar cultura japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário