Esse termo que usamos frequentemente em nossas aulas refere-se a uma teoria surgida ainda no século XVIII em plena Revolução Industrial, na qual esse modo de produção foi apontado como solução frente ao Capitalismo que se expandia grandemente, de modo a deixar os patroes cada vez mais ricos e os operários em precárias condições de vida. A ideia dos seus teóricos era criar uma sociedade mais justa. Nessa primeira fase da teoria socialista, os pensadores eram ligados ao liberalismo e formularam o chamado SOCIALISMO UTÓPICO.
O socialismo utópico, é assim chamado, porque inicialmente não foram realizadas doutrinas, mas, modelos idealizados, que dificilmente poderiam ser colocados em prática. Como um sonho inatingível, constituem uma utopia. Os socialistas utópicos foram Claude de Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Leroux e Robert Owen.
Contudo, o socialismo ganhou forma mesmo em meados do século XIX, quando outros estudiosos desenvolveram estudos paralelos. Esses estudiosos pretendiam através de seus estudos compreender para transformar a realidade vigente. Suas teorias tinham como base a economia. Além disso, a ideia era levar esse conhecimento para os operários para que eles pudessem promover as mudanças. Surge assim o SOCIALISMO CIENTÍFICO.
Esse cientificismo surge da analise histórica e filosófica. Esses estudos mudaram definitivamente muitas concepções que se tinha a respeito do homem nas ciências humanas. O maior expoente desse socialismo é KARL MARX, economista e filosofo alemão que juntamente com Friederich Engel, escreveu obras como MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA e O CAPITAL. Em ambas, estão definidas todas as doutrinas socialistas.
Essas obras foram escritas com uma interpretação histórica com base na analise econômica chamada de MATERIALISMO HISTÓRICO. Marx e Engels formularam muitos conceitos importantes como: LUTA DE CLASSES, MAIS-VALIA e REVOLUÇÃO SOCIALISTA.
No socialismo, o Estado deveria socializar os meios de produção, eliminando-se assim a propriedade privada e fazendo uma justa redistribuição das riquezas, Eliminando as desigualdades sociais.
Esta seria uma etapa do desenvolvimento econômico anterior ao COMUNISMO, em que as pessoas viveriam em perfeita harmonia, onde até a própria figura do Estado desapareceria.
A doutrina marxista é o que há de mais avamçado na teoria de libertação do homem, o maior filósofo comtemporâneo -quisá de todos os tempos- Karl Marx juntamente com Engels, não só interpretou o mundo, como os filósofos anteriores mas elaborou a teoria para muda-lo algo nunca feito antes pelos filósofos, que foi o socialismo cientifico aperfeiçoada pelos grandes mestres do proletariado: Lênin, Stalin, e Mao tse tung. A burguesia contra-revolucionária usa de todos os meios para denegrir e deturpar o socialismo e a imagem dos grandes mestres, com mentiras, como "genocidios", "fomes", "ditaduras cruéis", inclusive com teorias revisionistas contra-revolucionárias como o trotskismo, do colaborador do nazismo e d CIA Leon Trotsty.
ResponderExcluirMuitos dizem q o socialismo "não da certo" é uma "falácia", a história e a VERDADE prova o contrario, vejamos a URSS q passou de um país pobre e feudal a uma das maiores potencias do mundo, (se não fosse o "terrivel" Stalin derrotando o nazismo talvez hoje não estariamos aqui digitando no teclado de nossos computadores mas sim em campos de concentração nazi).
Aõ contrario do q pensam os ignorantes influenciados pela ideologia burguesa, o socialismo segue vivo, com organizaçoes de vanguarda do povo por todo o mundo, enfrentando os desfios e sueguindo firme na luta pela correta ideologia comunista: MARXISMO-LENINISMO-MAOÌSMO, e desprezando o cretinismo parlamentar, e o sujo jogo eletoral mostrando para o proletariado q somente a violência revolucionária pode trazer o socialismo e posteriormente o comunismo, criando assim um novo homem, uma nova cultura, uma nova economia, em q a solidariedade e a cooperação seja colocada acima do dinheiro e liquidando com o individualismo ea propriedade privada dos MP.
Muito obrigada por sua colaboração. Ela só enriquece a nossa proposta que é justamente fornecer subsídios para um debate ou uma reflexão. Aqui não há nada tão aprofundado quanto a sua análise, pois é direcionado a alunos do Ensino Médio, mas esses aprofundamentos são necessários e pertinentes à medida que o interesse e a percepção surgem a cerca desse tema.
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