quarta-feira, 13 de março de 2013

Da renúncia de Bento XVI ao papado de Francisco I:


Desde fevereiro, temos visto e ouvido falar no papa. Figura emblemática da Igreja Católica Apostólica Romana, que tem valor histórico, social, político e religioso. Para os católicos, ele é visto como o representante de Deus na terra. Segundo a tradição católica, ele é sucessor de São Pedro, sendo o Bispo de Roma, a ponte entre o mundo temporal e o espiritual. A palavra papa, significa pai.
Para quem não é católico, o papa é visto como grande líder mundial. Ele é o chefe de Estado do Vaticano, o menor país do mundo, que se localiza dentro da cidade de Roma na Itália, inclusive, possuindo um exército próprio: a guarda nacional suiça.
O papa além de cumprir as suas obrigações sacerdotais (celebrar missas, por exemplo), atende outros chefes de estado e é uma liderança muito respeitada no mundo todo. Sua importância é tão grande, que ele muitas vezes interfere em conflitos entre os países, apaziguando tensões mundiais muitas vezes.
O papado teve sua origem na antiguidade e foi atravessando os séculos, tem uma história de quase dois mil anos e mais de trezentos homens. A escolha de um papa se dá por meio de uma reunião chamada de CONCLAVE, cujos membros são os cardeais.
A grande novidade dos últimos anos, foi a renúncia de Bento XVI, que em seiscentos anos foi o primeiro papa a renunciar, tornando-se PAPA HEMÉRITO. As razões para a renúncia estão ligada à fragilidade da saúde do papa, que no alto de seus 85 anos, vem enfrentando diversas doenças e que perdeu o vigor a a vitalidade, nos último anos. Ao sair do papado, Bento XVI deixou a igreja em sede vacante por 13 dias.
Para sucedê-lo, foi escolhido pelo conclave o papa Francisco I, cardeal Jorge Mário Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires,  sua cidade natal. Francisco I é o primeiro papa latino americano e o primeiro jesuíta. O curioso é que no século XVI, os jesuítas ajudaram a colonizar a América Portuguesa, José de Anchieta, por exemplo, fundador de São Paulo era jesuíta. Um século mais tarde, os jesuítas foram expulsos do Brasil, obedecendo uma ordem papal. Agora, é um sacerdote da Companhia de Jesus que lidera a Igreja Católica.


2 comentários:

  1. Espero que o nome de Francisco inspire o novo Papa durante o período em que estiver a frente, como líder maior da igreja. Muito se espera de alguém com tamanha importância que ele terá durante o exercício deste papel. Boa sorte a ele.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o nome Francisco é muito emblemático, já que significa "outro Cristo", que ele continue avançando no diálogo e na humildade que é o que a Igreja e a humanidade mais precisam nesse momento.

    ResponderExcluir