segunda-feira, 4 de março de 2013

O processo de socialização:


Como já foi registrado em posts anteriores, o ser humano é um ser social. Mas, o que o torna sociável? O processo de socialização, no qual, a pessoa humana é levada a integrar-se aos grupos sociais, desde a mais tenra idade.
A família é a primeira a socializar uma pessoa, a medida em que vai ensinando ao bebê a maneira como ele deve portar-se e quais as atitudes são permitidas e quais não são. Assim, ao longo da vida, a pessoa vai aprendendo a conviver e a ter um comportamento adequado que lhe garanta não apenas a simpatia dos demais, como também a sua sobrevivência.
Socializar é antes de tudo ter a consciência de que como seres humanos que somos, devemos viver com os nossos semelhantes e saber que o comportamento e as experiencias adquiridas na infancia e juventude, servem como ponto de partida para a nossa vida adulta.
O processo de socialização é bem amplo e envolve todos os grupos dos quais fazemos parte, além da família, tem a igreja e a escola, por exemplo. Devemos em cada um dos grupos aprender a nos comportar adequadamente. O fato é que em qualquer lugar onde estejamos o respeito é fundamental, mesmo nas diferenças e adversidades.

2 comentários:

  1. Essa é a ideia do blog, ser uma ferramenta que ajude os meus alunos e os demais alunos a aprenderem. Abraços.

    ResponderExcluir