domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval: do profano ao sacro...


Vivemos um tempo bastante especial em nosso país. Trata-se do carnaval. Do latim, prazeres da carne. Período de quatro dias, em que as pessoas se entregam às paixões para ver tudo se acabar na quarta-feira de cinza. A origem dessa festa nos remete à antiguidade greco-romana, em suas manifestações pagãs, que objetivavam demonstrar sua liberdade e até mesmo igualdade perante os deuses. Nesse período  as pessoas   se entregavam umas as outras, sem medir muito a consequência de seus atos.
Com a ascensão do cristianismo, as festas da carne pagãs, passaram a encerrar o tempo comum para introduzir a quaresma. Dessa maneira, o carnaval passou a anteceder a quarta-feira de cinzas, e consequentemente, a quaresma.
O carnaval brasileiro, famoso por inúmeras manifestações culturais, é o misto de cultura afro com a cultura tradicional européia com relação ao carnaval. Por isso, vemos desde o samba de Rio de Janeiro e São Paulo, ao Balmasqué (tradicional baile de máscaras) de Recife e toda a diversidade da cultura pernambucana que agrega elementos tanto europeus quanto africanos, sendo uma das manifestações culturais mais impressionantes do carnaval brasileiro. Não podemos nos esquecer ainda do carnaval de Salvador repleto de elementos africanos derivados do axé.
O fato é que nos dias de folia, há muita promiscuidade e que as pessoas não pensam nas consequências de seus atos. É preciso que as pessoas se divirtam, dancem, pulem, mas não se esqueçam que após a quarta-feira de cinzas seguem dias de penitência e a vida segue seu curso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário