segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O que são os estamentos?

Em nossas aulas de sociologia, temos abordado esse termo que serve tanto para o entendimento das ciências sociais quanto para a história. Trata-se de uma forma de estratificação social (a hierarquia dos indivíduos numa sociedade) mais fechada que as classes sociais (status social definido de acordo com o poderio econômico de uma pessoa), posto que não há a possibilidade de movimentar-se de uma posição para a outra de maneira tão fácil, já que os indivíduos tem uma situação bem definida desde seu nascimento.
Mesmo assim, ela é mais aberta que as castas, onde os indivíduos já nascem predestinados a ocupar determinada função e profissão na sociedade. Neste caso, não há como mover-se socialmente e o casamento entre pessoas de castas diferentes pode até mesmo ser proibido.
O fato é que a Idade Média continha uma hierarquia estamental na qual tudo se baseava nas relações de senhorio e servidão. Observem mais atentamente essa imagem já postada anteriormente:




Vê-se a estrutura da sociedade estamental. Observe que o rei está no topo, mas, muito mais na condição de senhor, do que moldes atuais. Abaixo, cavaleiros, nobres e o clero. A base da sociedade, evidentemente, sustentava os demais, ou seja, eram os vassalos ou servos.
Evidentemente, essa estrutura além de determinar a sociedade, envolvia a política e a economia medievais.
Hoje, vivemos em classes sociais, ou seja, podemos tanto ascender socialmente (nos tornar ricos) ou ser levados à bancarrota, por causa de crises, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário