sábado, 9 de fevereiro de 2013

Visita ao Museu - MASP: Madona com o Menino Jesus de Belini:




No MASP, há uma obra de bastante relevância a cerca da maternidade divina de Maria em sua concepção ocidental. Trata-se do quadro A Virgem com o Menino de Pé, Abraçando a Mãe, de Giovanni Bellini. Esse quadro remonta ao século XV e a arte renascentista que já começa a se desenhar, mesmo que timidamente, no quadro, é exposto pelo artista a existência de dois mundos: o espiritual e o temporal e é pintado um detalhe em madeira, para que o admirador não se esqueça de que está apenas admirando aquela realidade e não faz parte dela.
Sendo assim, Bellini imprime em sua obra a ideia de que sagrado e profano não se misturam e que os pobres homens da terra podem sim se apegar ao divino, mas de maneira afastada, visualizando uma realidade suprema. Por outro lado, a mãe do quadro segue não como sendo uma Virgem Maria suntuosa, mas uma mãe dedicada e atenciosa com o filho, numa expressão delicada de quem aceita que seu menino mexa consigo. 
Esse é um dos quadros mais bonitos do museu porque representa ao mesmo tempo beleza e simplicidade numa cena comovente entre mãe e filho.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário