sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sociologia... porque entender a sociedade:

A sociedade é algo absolutamente incrível. Possui uma dinâmica complexa. Afinal, diversos seres humanos em convívio constante, não é qualquer coisa. Contudo, ela se inicia de maneira simples, tendo na família sua base fundamental.
O homem, embora seja o animal racional, e, portanto, capaz de transformar substancialmente o mundo, necessita de cuidadores para sobreviver; adquirindo hábitos fundamentais. As famílias não são iguais. Cada uma possui valores diversos. Contudo, todas elas preparam o individuo para viver em sociedade e perpetuar a especie humana sobre a terra.


Esse é um amplo desafio, pois o homem para viver, deve satisfazer necessidades básicas (fisiológicas) e ao mesmo tempo, suprir necessidades de cunho social, moral, político, espiritual, etc. A sociedade é o espaço onde o homem realiza tarefas e se realiza. 
É um imenso exercício cotidiano a convivência humana com os seus semelhantes, posto que diversas vezes as necessidades dos homens interferem na liberdade de outros homens.
Sendo assim, a sociologia estuda essa dinâmica em toda a  sua essência, com aprendizados e desafios a serem superados. É uma ciência que usa a História como ferramenta e ao  mesmo tempo, serve de ferramenta para essa.
Promove uma profunda reflexão: é o homem que faz a sociedade ou é a sociedade que faz o homem? Nos dias atuais, seus questionamentos vem a nos ajudar a entender o mundo em que vivemos, posto que o que nos torna humanos são justamente nossos aspectos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário