sábado, 9 de fevereiro de 2013

História... um mundo de possibilidades:

A disciplina de História é muito interessante, pois ela marca a experiencia da humanidade ao longo do tempo. Assim como as pessoas tem o registro da sua vida através da fotografia, os países tem sua historia registrada nos livros, que detalham certos fatos e acontecimentos marcantes, para que de posse desse conhecimento possamos entender esses espaços.
A História é marcada essencialmente por processos, que ocorrem de maneira lenta e gradativa ao longo do tempo, de maneira que as transformações acontecem lentamente, o que dá ao homem a possibilidade de se adaptar as mudanças.
Conhecer a história é estar aberto a um conhecimento amplo, pois tudo tem sua história: pessoas, coisas, lugares, etc. A História Geral nos dá a ideia de mundo ocidental e nos dá pistas de como a nossa cultura foi formada, a partir dos gregos e romanos e das civilizações que vieram a seguir.


Com o passar do tempo, podemos ter despertadas certas curiosidades que nos  levam a pesquisar histórias particulares. Para isso, é importante saber que esse conhecimento é pautado em fontes, que servem de base para as pesquisas e assim um conhecimento vai ajudando a formar um novo e assim por diante.
Os historiadores, que são os cientistas que trabalham na construção do conhecimento histórico, são profissionais dedicados ao estudo e ao ensino. Sua ferramenta de trabalho são documentos (registros variados) cuja utilidade é a possibilidade de remontar a um período com base material.
Enfim, a História é um mundo de possibilidades de conhecimento, de questionamentos, de reflexões, de compreensão. Tudo com o objetivo de levar ao senso comum a percepção de que nada é fruto do acaso. Tudo tem uma razão de ser.

Imagem:
www.sertaopaulistano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário