domingo, 24 de fevereiro de 2013

Visita ao Museu - Museu de Arte Sacra:


Pra quem gosta de arte barroca, arte sacra e relíquias religiosas, esse é o lugar. Localizado na Avenida Tiradentes, próximo à Estação da Luz, Pinacoteca, Rua São Caetano (das noivas) e à Estação Tiradentes. O Museu de Arte Sacra é uma ótima opção de passeio num domingo, por exemplo.
Entre as obras, estão imagens barrocas e réplicas dos profetas do Aleijadinho (iguais as que ficam expostas na Igreja Bom Jesus do Matosinho em Congonhas - MG). 
Eu indico a visita ao anexo do museu onde está um dos maiores presépios do mundo. Um presépio napolitano, trazido ao Brasil por Cicillo Matarazzo e que encanta não apenas pela grandiosidade, mas por exibir o cotidiano da cidade de Napolês no século XVIII. Desde 1996, o presépio encontra-se no Museu, instalado na antiga residencia do capelão.


 No museu de arte sacra também fica o quarto do primeiro santo brasileiro: Santo Antonio de Sant'Ana Galvão e é possível ver obras religiosas e relíquias da Igreja Católica desde o barroco até o século XX. No mesmo espaço, as freiras distribuem as famosas pilulas de Frei Galvão, que segundo a fé popular curam todos os males daqueles que nelas acreditam.
É uma visita muito agradável por misturar arte e fé num mesmo espaço. Os ingressos são a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário