segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Memórias póstumas de Brás Cubas - para ler e refletir:



Esse livro é uma das mais interessantes obras de Machado de Assis, compõe com Dom Casmurro e Quincas Borba uma trilogia. Apesar de as histórias serem distintas, as personagens se visitam nos três livros. Em pleno século XIX, o autor começa a trama durante o velório da personagem principal do texto e ao longo dos capítulos, passa a contar ao leitor a vida de Brás Cubas, uma figura enigmática a primeira vista, mas muito simpática a medida em que vai se lendo a história.
É uma leitura muito bacana, pois é narrada em primeira pessoa, ou seja, é Brás Cubas que conta sua vida a partir de sua morte. 
Para quem pretende prestar vestibular é leitura obrigatória. Para os demais, é uma oportunidade excelente de através da leitura ter contato com o Rio de Janeiro do século XIX, pois Machado de Assis, sabia como ninguém descrever a sua realidade em todos os seus aspectos: geográficos, políticos, psicológicos. Ele nos deixa íntimos desse homem, Brás Cubas, repleto de carências, dúvidas e casos de amor mal resolvidos.
Ler Machado de Assis nessa ou em qualquer outra obra é ver o brilhantismo de um brasileiro que soube como ninguém falar de sua realidade. É ter contato com toda a intelectualidade que brotou de alguém que não tinha formação nem berço, mas soube como ninguém usar o brilhantismo de sua mente.
Recomendo a vocês essa leitura e a reflexão sobre os valores, o que é fundamental na vida, para que no nosso leito de morte não estejamos como esteve Brás Cubas...
Por fim, deixo o link da obra de Machado de Assis que pode ser baixado gratuitamente no site do MEC. Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário