sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ser humano ou ser social?

O que nos faz humanos? Muitas vezes não fazemos esse questionamento, mas o fato é que a resposta vem de outros seres humanos. O homem é um ser social. É a sociedade quem nos faz gente. São os ensinamentos da família e os cuidados com a criança que geram a pessoa humana.
Falar, andar, comer, higienizar-se, etc. são comportamentos que aprendemos desde a mais tenra idade com o objetivo de nos levar a sobrevivência e, ao mesmo tempo, ao convívio social.
Vivemos em sociedade desde o momento em que nascemos, pois já na maternidade convivemos com os outros bebês e com os nossos familiares. A partir daí, o bebê recebe cuidados e depois que cresce, orientações que o tornarão apto a conviver com os demais seres humanos.


Mas o que aconteceria se não tivéssemos cuidados ou orientação? Provavelmente não sobreviveríamos e caso isso ocorresse, não desenvolveríamos a capacidade de andar de maneira ereta, nem tampouco teríamos a capacidade de comunicação.
Em outras palavras, a humanidade surge da convivência social. Por isso, devemos valorizar aqueles que nos ensinaram a viver, conviver e a sobreviver através do comportamento que nos foi passado e assim,  sua assimilação nos possibilita o contato pleno com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário