domingo, 10 de fevereiro de 2013

O que é capitalismo?

Em nossas aulas de ciências humanas, é comum ouvir falar em uma expressão: o capitalismo. O capitalismo que é um modo de produção de bens (ou capitais) é o que tem gerido a nossa economia há alguns séculos. Na filosofia, diversos pensadores já criaram teorias a seu respeito, porém, o que é certo é que esse modo de produção vem se adaptando ao longo do tempo. Diferente dos outros sistemas econômicos  onde as crises apontavam para o seu declínio e sua consequente queda, no capitalismo ocorre o inverso. as crises são um estimulo para uma nova adaptação e acomodação do sistema.
Para o capitalismo, o que conta é o acumulo de bens, ou seja, quanto mais dinheiro uma pessoa tem, mais poder ela poderá exercer na sociedade. Sendo assim, pouco importa a origem de uma pessoa se ela conseguir chegar ao acumulo de bens, ela terá reconhecimento e valor. Por outro lado, esse sistema não se abre a grandes possibilidades de acumulo de bens, visto que tudo o que se tem é alcançado pelo dinheiro. Das coisas mais básicas aos luxos, tudo é adquirido através do dinheiro. Da comida ao cotonete, da passagem de ônibus ao apartamento próprio, tudo é comprado. Sendo assim, quanto menos capital uma pessoa tem, mais dificuldades ela terá em comprar seus bens, portanto, para acumular bens não será uma tarefa fácil.


No capitalismo, todos nós vivemos num imenso MERCADO, onde ao mesmo tempo exercemos a função de CONSUMIDORES e de VENDEDORES. Mesmo não trabalhando no comércio, vendemos a nossa FORÇA DE TRABALHO para de posse do nosso salario, poder comprar os bens que suprem as nossas necessidades.
A economia capitalista se baseia nessa lógica de compra e venda de bens. As crises surgem quando há dificuldade de comprar ou de pagar pelos bens adquiridos. A cadeia do capitalismo possui uma teia tao complexa e bem estabelecida, que quando isso ocorre, países inteiros podem ser abalados economicamente e ver a vida de seus cidadãos se desestruturar.
Contudo, embora estejamos vivendo numa sociedade capitalista, não podemos nos deixar corromper pela tentação do poder e do dinheiro, querendo adquirir a qualquer preço o acumulo de bens. É preciso conquistar nossos bens com a dignidade do trabalho e nos esforçando bastante, seja nos estudos ou no exercício de uma atividade profissional.
É comum as pessoas viverem escravizadas por essa lógica do acumulo de capital. É certo que precisamos de dinheiro para ter acesso aos bens de que necessitamos, porém, acumular muito dinheiro implica em grandes responsabilidades e preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário