sábado, 23 de fevereiro de 2013

Questões e decisões sob a ótica da sociologia




No cotidiano da vida, muitas vezes não nos damos conta do quão importantes são as nossas decisões. O que escolhemos para nossas vidas podem interferir no nosso próprio destino, mas, podem também mudar os rumos da nossa sociedade.
Por isso, a sociologia estuda as questões, que podem ser individuais - quando envolvem a vida de uma pessoa (estudos, casamento, profissão) ou coletivas - quando envolvem o conjunto da sociedade (a escolha dos políticos, conselheiros tutelares, etc.). Para tanto, a pessoa deve sempre refletir nas consequências que implicam as suas escolhas.
Tudo na vida é uma opção. Optamos por ir a escola ou por ficar em casa. Optamos por comprar um sapato marrom ou preto, optamos por morar neste ou naquele bairro. Optamos por ser massagista ou fisioterapeuta. Essas opções nos são apresentadas pelo enorme acesso que temos na nossa sociedade e também pelas circunstâncias que muitas vezes nos levam a caminhos impensáveis.
Para tomar as nossas decisões, temos que ser responsáveis. Nas decisões individuais, incluí-se o que afeta pessoalmente uma pessoa. Nas decisões coletivas, está o que vai mudar a vida de todos. O fato é que individualmente ou coletivamente, o homem deve raciocinar bem, afinal, vivemos em sociedade e é dela que tiramos o nosso sustento e exercitamos o que é ser gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário