terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O que é República?

Do latim, coisa pública. Foi um sistema político dos mais avançados, adotado na Roma Antiga. Os historiadores dizem que até mesmo nas cidades-estado da Grécia (Atenas e Esparta) ouve um regime republicano.É uma forma de poder descentralizado, na qual o representante, seja ele presidente ou primeiro ministro é escolhido pelo voto de seus cidadãos. Outra característica republicana é a divisão dos poderes, que faz com que haja toda uma estrutura capaz de sustentar seus governos. Nela, não apenas o presidente ou primeiro ministro tem o poder, mas, os parlamentares também o possuem.


Muitos confundem república com democracia (governo do povo, segundo os gregos). Embora os termos sejam muito próximos, são completamente distintos. Pois a democracia requer liberdade política. No Brasil, por exemplo, já vivemos períodos em que o sistema politico era republicano e não havia liberdade para os cidadãos. Portanto, pode-se concluir que a República pode perfeitamente conviver com a falta de liberdade de seus cidadãos ao passo que a falta de liberdade significa impedimento essencial para a existência da democracia.
Atualmente, a maioria dos países ocidentais é gerida pelo regime republicano. Os Estados Unidos por exemplo, tem um regime tão forte e consolidado, que serve de modelo e parâmetro para os demais países  No entanto, pertencer ao regime republicano não garante de fato a participação popular no poder, nem tampouco impede a existência de governos corruptos. 
Porém, o povo tem a possibilidade de através do voto escolher novos governantes e assim não se submete mais ao governo de alguns privilegiados oriundos de uma mesma família, como no caso da monarquia.
Para esse sistema dar certo, é preciso que os cidadãos sejam conscientes e que se esforcem em buscar governantes que melhor administrem seus países, garantindo uma vida melhor para todos os cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário